quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Ser Pessoa

O processo de escolha está a todo o momento presente no nosso dia a dia. Há pessoas que buscam protelar, outras que buscam sua ajuda e há aqueles que irão culpar alguém sempre! 
Na vida pessoal, na organização e até mesmo na psicoterapia, não adianta fugir ou buscar um culpado, a responsabilidade pela escolha é apenas sua. Mesmo não escolhendo, já estamos fazendo uma escolha.
Vamos lá! Um exemplo prático, você que está lendo este texto:
• Continuar lendo é uma escolha.
• Parar de ler também é uma escolha.
• Não ter nem chegado até aqui na leitura também foi uma escolha.
Lógico que estamos como diz mesmo? Ah, estamos condicionados, temos o tempo todo alguém querendo dizer como devemos fazer, a roupa, cabelo, corpo, até mesmo o que sentimos e pensamos. Será que somos seres livres como prega a mídia e a própria sociedade (quando digo sociedade me incluo e incluo você - fico preocupa em usar esta expressão sociedade - parece algo tão distante de todos - incongruência?!) será que vivemos a liberdade na sua essência? Ou os Corpos Dóceis de Michel Foucaut apenas mudou de nome?
Escolher é compreender que podemos optar por continuar a esconder-se atrás de uma fachada ou assumir os riscos que envolvem o fato de sermos nós mesmos.
Lógico que se permitir SER, sentiremos mais únicos e mais sós, mas é muito mais real, nossa relação com as pessoas, situações e mundo perdem o seu caráter artificial, tornando-se mais genuínas e autênticas.
Café com pessoas vem aproximar o que parece perdido, discutir e debater o que parece adormecido, encontrar o verdadeiro caminho de ser uma pessoa – autêntica genuína e em pleno processo de construção.